Literatura | Conto | A historia de Ariele. [ luzia Couto ]

Ariele nasceu em Córrego da saudade, uma pequena cidade do interior do Pará, onde vivia com sua mãe e cinco irmãos. O pai sempre ausente, trabalhava em empreiteiras e por isso vivia viajando. Tudo que acontecia Ariele contava ao pai através de carta. Sua mãe dona Carmen é que tomava conta de tudo na velha casa. Havia muito trabalho a fazer, como cuidar das plantações e das criações. Dona Carmen alimentava a vaca, os cabritos, porcos, galinhas e o cavalo que puxava a velha charrete da família. Durante a semana trabalhavam duro para garantir o sustento. Dona Carmen ensinava os filhos a cuidar das plantas que tinham ao redor de casa, das fruteiras e da horta de onde tiravam o alimento.
A irmã mais velha é que dava as ordens aos mais novos, pois o único homem da casa, tinha apenas dois aninhos e era o xodó das meninas. Quando o dia raiava dona Carmen ia tratar das criações e tirar o leite da vaca, enquanto as duas filhas mais velhas iam para escola que distava quatro quilômetros da casa. Só retornavam pouco depois do meio-dia, quando almoçavam e descansavam um pouco, logo depois iam aos afazeres do quintal. Ariele por sua vez não gostava de cuidar da horta, preferia pegar um novelo de linha e tecer crochê e com as vendas das peças, ela conseguia um dinheirinho para comprar suas roupas. Garota vaidosa, gostava de perfumes e maquiagens. Seus sapatos eram todos de salto alto, apesar da pouca idade. Adorava vestir-se para sair nos fins de semana, no domingo à noite, quando se juntava a sua tia e primas para irem à missa na cidadezinha próxima. Diziam as primas: Como você consegue comprar suas roupas e sapatos e andar sempre tão bonita? Ela respondia: Eu gosto e quero, quando se quer, dá-se um jeito! Porém a irmã mais velha, estava sempre enciumada por não conseguir atrair tantos olhares quanto ela.
Sempre que podia Ariele se reunia com suas primas e a irmã para darem uma volta no jardim da pracinha da matriz. Uma noite depois da missa, elas foram para o costumeiro passeio e neste dia ela conheceu um rapaz que lhe interessou bastante. Ela, como toda adolescente, sonhava alto. Imaginava poder encontrar um amor que durasse para sempre. Conheceu o Jorge e logo apaixonou-se e quanto mais os dias passavam, mais apaixonada ela ficava, mas o rapaz só queria divertir-se, sem levar o relacionamento a sério. Como não tinha intimidades com a moça ele sumiu sem dar explicação. Isto fez Ariele sofrer muito, até chamar a atenção de sua mãe que percebeu a tristeza no olhar da filha, então ela perguntou-lhe: - Minha menina, você é sempre alegre, sorridente e vive cantarolando. Tenho reparado que está triste e nem ouve mais suas músicas preferidas. O que aconteceu? Ariele respondeu: - Mãe estou apaixonada. Sabe o moço de quem te falei? Não voltou na missa, sumiu e nem disse até logo. Sua mãe disse-lhe: Filha, não sofra antes do tempo. Você é muito jovem para sofrer por amor, deixe isto para a idade certa. As duas abraçaram-se e foram trabalhar.
Ainda envolta no sofrimento da desilusão amorosa, Ariele se recuperava quando seu pai retornou para casa. Arrogante e autoritário, chegara impondo regras e tratando as mulheres e crianças como se fosse proprietário delas. O sofrimento apenas começava, desta vez trazido pela conduta do pai sobre toda família, mas como Ariele era tinhosa, driblava o pai e ia na missa com a tia. Em uma destas escapadas seu pai a surpreendeu falando com um rapaz na praça. Segurando-a fortemente pelo braço, arrastou-a para casa enquanto dizia: - Filha minha não namora em rua, se quiser terá que ir em minha casa e pedi-la em namoro. Envergonhada ela chorou muito. As primas e irmãs riam e faziam comentários. Antes mesmo que chegasse em casa ela pensou: - Vou sair de casa e morar com minha avó. Conseguiu ir morar na fazenda com a avó. A mudança fez muito bem a moça, tudo estava indo muito bem. Ela adorava viver ali.
Agora ela era uma jovem responsável e admirada por todos na região, trabalhava na fazenda e saia todos os dias após o almoço para revender produtos de beleza e acessórios. Ariele tornou-se uma grande revendedora de produtos de beleza e roupas. 

Texto escrito por Luzia Couto. Direitos Autorais Reservados a autora. Proibida a cópia, colagem, reprodução de qualquer natureza ou divulgação em qualquer meio, do todo ou parte desta obra, sem autorização expressa da autora sob pena de violação das Leis Brasileiras e Internacionais de Proteção aos Direitos de Propriedade Intelectual.