Literatura | Conto | A escolha entre dois grupos de amigos.

    Todos pensavam em aproveitar ao máximo suas vidas indo a festas ficando a noite toda sem dormir, comprando coisas fúteis, bebendo e comendo, e fazendo coisas desnecessárias. Um grupo de amigos resolveu aproveitar a vida de um modo diferente dos outros, assim fecharam um acordo o grupo se encontraria depois de dois anos no mesmo local com hora e data marcada. O grupo de Zeca ia ficar na cidade e o grupo de Fred ia para o mato no campo. Dividiram os dois grupos em 18 amigos para cada lado. Tudo que o grupo de Zeca queria era festejar curtir, azarar como diziam, o segundo grupo queria coisas bem diferentes.
      No mato os jovens curtiam água de mina, luar a noite, céu estrelado, nascer e pôr do sol, pássaros livres cantando, comidas feitas no fogão a lenha, frutas colhidas no pé, verduras da horta sem agrotóxicos, a bebida era suco com frutas colhidas por eles, ovos caipira, carne de animais alimentados sem ração com remédios, ar puro, vento livre no rosto poluição zero, dormiam cedo acordavam cedo, trabalhavam durante o dia cuidando dos afazeres e cultivando a terra, a noite depois de comerem sentavam nas redes e apreciavam o céu estrelado e a lua clara, nas noites escuras podiam apreciar os vaga-lumes com suas lanterninhas a piscar dando um visual sem igual, ouviam os sapos nas lagoas as corujas no toco, e a sábia que cantava divinamente piedade senhor. Tudo isto fazia muito bem era uma experiência maravilhosa, pela manhã tiravam o leite das vacas, faziam queijos, e tinham manteiga e leite a vontade. Nas refeições só alimentos plantados e colhidos por eles mesmos, a bebida era suco natural da própria fruta, faziam doces de frutas sem adição de açucares, tudo isto ajudava na saúde e mantinham eles cada vez mais animados com a vida no campo.
      Na cidade o grupo de Zeca fazia esbornia, compravam o que vinham pela frente, ingeriam grandes quantidades de bebidas alcóolica, usavam drogas, ficavam a noite toda nas farras, dormiam o dia todo alimentavam mal, brigavam iam presos, discutiam entre si, e dava muito trabalho a Zeca que mal conseguia comer e dormir, eles se achavam donos do bairro, deixavam todos que moravam ali com vontade de mata-los. Tudo de ruim eles aprontaram no fim do prazo marcado eles queriam ser o que melhor aproveitaram. Mas para tirar a história a limpo os dois grupos se encontrariam a noite no local marcado, ao ver o segundo grupo aproximar Fred disse a seus amigos não digam nada esperem para vermos a reação deles, eles estavam cabeludos, barbas por fazer, roupas sujas despenteados , pareciam um grupo de pessoas maltrapilhas doentes, o grupo de Fred todos corados saudáveis, roupas limpas cabelos e barbas feitos e tinham dinheiro no bolso, com o trabalho deles conseguiram juntar dinheiro no campo, e os que ficaram na cidade tinham muitos processos por dividas e brigas. Depois de muitas horas de conversas perceberam que aproveitar a vida não é fazer coisas com irresponsabilidade, mas sim ser consciente e responsável, usando os mecanismos a disposição para uso do bem-estar de todos, não tirar proveito em benefício próprio e colocar o bem mais precioso em risco que é a saúde a vida, e Deus concedeu para que fossem felizes com sabedoria e responsabilidade. 
Texto de Luzia Couto. Direitos Autorais Reservados a autora. Proibida a cópia, colagem, reprodução de qualquer espécie ou divulgação de qualquer natureza, do todo ou parte dele sem autorização prévia e expressa da autora. Os Direitos estão assegurados nas Leis brasileiras e internacionais de proteção à propriedade intelectual e o desrespeito estará sujeito à aplicação das sanções penais cabíveis.