Literatura | Conto | As compotas de Vanuza.

  A igreja onde a família de Marcone frequentava era longe de sua casa, ele morava em uma chácara onde plantava e cuidava para seus patrões, sempre a esposa gostava de ir na cidade e participar das coisas da igreja. Eles tinham dois filhos, Miguel com 01 aninho e Michelli com 05, as crianças eram bem-comportadas, Vanuza ajudava o esposo a cuidar das plantas e de duas vacas que mantinham para o leite das crianças. Uma tarde quando foram para igreja se encontraram com vários conhecidos de Marcone e que sua mulher não conhecia foram gentis e convidaram a fazer-lhes uma visita. Após a missa eles conversaram bastante e pareceu gostar de Vanuza, o casal voltou para casa e as crianças animadas brincavam de boizinho no tapete da sala. Os pais falavam sobre receber as pessoas que viriam no próximo fim de semana, entusiasmada a mulher disse farei doces de laranja e mamão recheados. Michelli pediu mãe posso contar uma coisa, sim filha estou namorando o menino que conheci na igreja, o pai repreendeu a filha e colocou de castigo, a mulher pediu não faça isto é apenas uma criança. Marcone disse deixe no castigo como mandei, não tire minha autoridade.
      Na manhã seguinte a menina depois de tomar seu café pegou o caderno e foi colorir teria que levar para professora, a mulher cuidou dos afazeres e depois do almoço preparou a filha para ir à escola. O carro pegava a menina sempre na hora marcada nunca atrasava, nesta tarde estava atrasado algo aconteceu pensou Vanuza. Meia hora depois o motorista chegou e pediu desculpas umas crianças haviam se atrasado e ele as esperou, quando voltou com as crianças disse a mãe da menina, ela passou mal hoje no caminho será que comeu alguma coisa que não fez bem? A mulher chamou o marido contou o acontecido, mas ele não se importou a menina estava triste e abatida, e como não quis comer e nem brincar a mãe preparou uma sopinha, mas ela não aceitou disse que estava com dor abdominal. Algumas horas depois a mãe perguntou o que aconteceu que você ficou doente minha criança, a menina olhou para mãe e disse ontem quando papai apertou eu contra parede colocando no castigo eu senti uma dor nas costas. Desesperada a mulher começa a brigar com marido que se assusta dizendo eu não apertei, apenas coloquei de costas para parede para aprender a não dizer bobagens. A semana passou e a menina continuava triste, agora a professora chamou a mãe na escola, ela sem saber como fazer não disse nada apenas ouviu.
     O fim de semana chegou e as visitas apareceram o casal recebeu com muito carinho e depois de algumas horas as crianças brincavam no quintal entre as flores e de repente um grito socorro, todos saíram correndo era Michelli que havia desmaiado, foi um corre e já no hospital depois de fazer vários exames foi constatado um problema de coração na menina, a mulher criou coragem e contou do castigo, o médico disse que não tinha nada haver, mas Marcone muito arrependido prometeu nunca mais castigar a filha. As visitas entenderam e foram embora prometendo voltar outro dia, a filha agora tomava remédios e brincava com o irmãozinho quando iam na igreja sempre brincava com o menino agora o pai não lhe castigava por isso. Após algum tempo as visitas apareceram sem avisar e foi muito bom Vanuza tinha feito várias compotas de frutas e tinha carne de lata, eles tinham matado um porco e havia fritado. A mulher visitante ficou encantada com os sabores experimentados ali, decidiu comprar várias para levar, e depois disto o casal recebeu muitas encomendas dos amigos dos amigos do casal, a fama dos doces andou e de repente a mulher e o marido estavam comprando frutas de várias espécies para fazer compotas, as frutas que haviam no pomar da chácara não dava vazão as compotas, com este dinheiro extra puderam comprar um lote pequeno e as prestações fariam uma casinha para viverem. A família continuou morando na chácara e cuidando de tudo por muitos anos ainda e os doces cada vez mais famosos. 

..Texto de Luzia Couto. Direitos Autorais Reservados a autora. Proibida a cópia, colagem, reprodução de qualquer espécie ou divulgação de qualquer natureza, do todo ou parte dele sem autorização prévia e expressa da autora. Os Direitos estão assegurados nas Leis brasileiras e internacionais de proteção à propriedade intelectual e o desrespeito estará sujeito à aplicação das sanções penais cabíveis.