Dicas de saúde.

    As diretrizes atuais, mostram que devemos consumir mais carboidratos, mais frutas, mais leguminosas e verduras, e bem menos gorduras, e menos açucares e carnes.
É quase impossível indicar quantidades exatas que devemos ingerir, pois as necessidades individuais variam dependendo dos fatores como estatura, idade e gasto diário de energias.Entretanto os nutricionistas sugerem um equilíbrio ideal entre os diferentes alimentos que nos fornecem energia (calorias) e os nutrientes essenciais a saúde. O número de porções diárias em cada grupo de alimentos varia de pessoa para pessoa. Exemplo,um adolescente ativo pode precisar consumir até 14 porções diárias de carboidratos complexos, ao passo que um adulto sedentário só precisa de 07 mas as proporções de um grupo de alimentos em relação ao outro devem em termos ideais permanecer as mesmas.
Uma maneira simples de equilibrar as refeições entretanto é imaginar um prato diário dividido de acordo com os diferentes grupos de alimentos.
Nesse prato imaginário os carboidratos complexos ocupam pelo menos um terço do espaço constituindo, portanto, a parte principal das refeições.
Frutas, legumes e verduras ocupam igual espaço. O terço restante do prato é dividido principalmente , entre alimentos ricos em proteínas e laticínios, com apenas um pequeno espaço para alimentos contendo gorduras e açucares. São essas as proporções a seguir.
Não é essencial ingerir as proporções ideais do prato em todas as refeições, nem todos os dias. Basta equilibra-las ao longo de uma semana ou duas. O mais saudável e seguir uma dieta balanceada que possa ser mantida a longo prazo. Portanto devemos nos cuidar evitando antes que nossa saúde sofra os danos causados por nossa indisciplina.  Nossa  saúde agradece se nos policiarmos um pouco evitando maltratar o bem mais precioso que temos.Texto de Luzia Couto. Direitos Autorais Reservados a autora. Proibida a cópia, colagem, reprodução de qualquer espécie ou divulgação de qualquer natureza, do todo ou parte dele sem autorização prévia e expressa da autora. Os Direitos estão assegurados nas Leis brasileiras e internacionais de proteção à propriedade intelectual e o desrespeito estará sujeito à aplicação das sanções penais cabíveis.