Dica sobre os amidos e nossa saúde.

     Nosso prato diário, alimentos ricos em carboidratos complexos: de 06 a 14 porções por dia. Pelo menos 50% das calorias numa dieta saudável devem vir dos carboidratos, e a maioria deles deve ser proveniente de alimentos ricos em amido. Pães, batatas e outros legumes que contêm amido, massas, arroz e cereais. Os carboidratos complexos são as melhores fontes de energia. Fornecem também proteínas, minerais essenciais e vitaminas. Particularmente as do complexo B. Consuma alimentos ricos em amido, dando preferência a grãos e farinhas integrais sempre que possível. Pois as fibras que eles contêm ajudam a regularizar o funcionamento do intestino, evitando a síndrome do cólon irritável, e doenças cardíacas e outros problemas de saúde.
Alguns exemplos de uma porção de alimento rico em amido.
03 colheres de sopa de cereal matinal. 01 fatia de pão integral ou torrada.
01 brioche. 01 pãozinho doce ou francês. 01 pão pequeno tipo árabe. 03 biscoitos cream-cracker.
01 batata média. 01 batata doce pequena. 01 banana média. 02 colheres de sopa cheias de arroz cozido. 02 colheres de sopa de macarrão cozido ou outra massa.
Uma alimentação saudável pode nos ajudar a viver melhor e ter mais energia. Em nutrição, certos modismos vêm e vão, mas os segredos de comer bem continuam os mesmos: fazer refeições variadas. Nenhum alimento isolado contém todas as vitaminas, minerais, fibras e componentes essenciais necessários para ter saúde e vitalidade.

Texto de Luzia Couto. Direitos Autorais Reservados a autora. Proibida a cópia, colagem, reprodução de qualquer espécie ou divulgação de qualquer natureza, do todo ou parte dele sem autorização prévia e expressa da autora. Os Direitos estão assegurados nas Leis brasileiras e internacionais de proteção à propriedade intelectual e o desrespeito estará sujeito à aplicação das sanções penais cabíveis.