As proteínas são fundamentais a saúde.

   Carnes magras, peixes, ovos e opções vegetarianas fornecem proteínas essenciais ao crescimento e a regeneração das células, assim como ferro para a prevenção da anemia.
As carnes também fornecem vitaminas do complexo B, que propiciam a saúde dos sistemas nervoso e digestivo, (sobretudo a vitamina B12), e zinco para o crescimento de ossos e pele saudáveis.
Apenas quantidades moderadas desses alimentos são necessárias na alimentação. Uma mulher adulta precisa de cerca de 45 gramas de proteína por dia, e um homem adulto, cerca de 55 gramas, o que constítue aproximadamente 11% das calorias de um dia. Isso é menos do que a ingestão média atual no Brasil. Para termos uma boa saúde devemos ingerir proteínas diariamente .
O que é uma porção de alimentos ricos em proteínas ?
Alguns exemplos são : 03 fatias de rosbife (100 gramas) presunto, carne de porco, de carneiro, ou de frango.
Aproximadamente 100 gramas de miudos grelhados, de 115 a 140 gramas de filé de peixe de carne branca ou gordurosa cozido,
03 unidades de peixe empanado, 02 ovos por semana, 140 gramas de feijões cozidos,
60 gramas de nozes, manteiga de amendoim ou outros produtos como castanhas variadas.

Texto de Luzia Couto. Direitos Autorais Reservados a autora. Proibida a cópia, colagem, reprodução de qualquer espécie ou divulgação de qualquer natureza, do todo ou parte dele sem autorização prévia e expressa da autora. Os Direitos estão assegurados nas Leis brasileiras e internacionais de proteção à propriedade intelectual e o desrespeito estará sujeito à aplicação das sanções penais cabíveis.