Dicas sementes de leguminosas e a saúde.

    As leguminosas são a família das plantas que engloba todos os feijões secos, lentilhas, ervilhas secas. Embora o teor individual de nutrientes varie, as sementes de plantas leguminosas em geral são uma fonte importante de proteínas não animal, bem como de carboidratos complexos e de fibras.
A maioria das sementes de leguminosas é rica em ácido fólico (sob a forma de folato) e outras vitaminas do complexo B,e algumas são uma boa fonte de vitamina E, bem como uma vasta gama de minerais, entre eles o magnésio e o ferro.
Seu teor nutritivo aumenta surpreendentemente quando germinam, há 60% mais vitamina C e quase 30% mais de vitaminas do complexo B nos brotos que no grão original.
Muitas pessoas dizem que quando ingerem mais quantidades de sementes leguminosas passam a ter flatulência e inchação abdominal.
Parece que este desconforto pode ser minimizado cozinhando-se completamente as sementes de leguminosas e mastigando-as bem.
Outra sugestão é aumentar gradativamente a ingestão de sementes de leguminosas e ao usar produtos enlatados escorrer bem e enxágua-los bem antes de consumir.
Amanha vamos falar do ABC das lentilhas e ervilhas que compoem as leguminosas.

Texto de Luzia Couto. Direitos Autorais Reservados a autora. Proibida a cópia, colagem, reprodução de qualquer espécie ou divulgação de qualquer natureza, do todo ou parte dele sem autorização prévia e expressa da autora. Os Direitos estão assegurados nas Leis brasileiras e internacionais de proteção à propriedade intelectual e o desrespeito estará sujeito à aplicação das sanções penais cabíveis.