A cevada e sua importância.

  Toda grande civilização tem suas bases na agricultura,com o alimento fundamental variando segundo a localização geográfica e as condições de cultivo. O trigo e o centeio foram os mais importantes no Ocidente; o arroz e o painço eram os alimentos básicos no Oriente; o milho, produto básico da África e das Américas Central e do Sul. Hoje, essas divisões são menos perceptíveis, com cereais diferentes sendo cultivado por todo mundo e exportados para quase todos os lugares. A ampla diversidade de cereais pode ser usada para trazer variedade, sabor e uma boa nutrição a mesa.
Cereais isentos de glúten Trigo-sarraceno, milho, painço e quinoa. São ideais para quem tem intolerância a essa substância .
Cevada
Antigamente, a cevada era usada para fazer pães. Hoje isso raramente acontece, porém a cevada está recuperando sua popularidade como cereal versátil e rico em nutrientes, especialmente vitamina B6, NIACINA, POTÁSSIO E FERRO. Como outros cereais, quando refinada perde muito do teor de vitaminas e minerais: exemplo o teor de vitamina B1 é reduzido em 60% na forma de cevada perolada.
Flocos de cevada: são feitos do grão integral, processado para se tornar flocos que depois são secos. Os flocos da cevada são adequados para uso em muesli(e são uma ótima alternativa para pessoas com alergia ao trigo). Também podem ser preparados em forma de mingau.
Farinha de cevada : é produzida pela moagem dos grãos de cevada transformando-os em farinha, podendo ser usada em pães e bolos, ou acrescentadas a sopas e ensopados como espessantes.
Cevada perolada: é feita pela moagem do grão integral da cevada para remover as camadas externas, deixando o interior. A cevada perolada é uma boa fonte de carboidrato complexo, pobre em gordura e de fácil digestão, e é mais usada em sopas e ensopados, embora também possa enriquecer saladas. O amido dos grãos pode ser liberado facilmente e é um bom espessante.

Cevadinha: é o grão integral da cevada, rico em carboidratos complexos, e tem muito mais fibras alimentares, especialmente fibras solúveis, que qualquer outro cereal. Pode ser cozido da mesma forma que o arroz, como acompanhamento, ou pode ser usado em saladas e pilafes. Seu sabor lembra as nozes, semelhante ao arroz integral.
Texto de Luzia Couto. Direitos Autorais Reservados a autora. Proibida a cópia, colagem, reprodução de qualquer espécie ou divulgação de qualquer natureza, do todo ou parte dele sem autorização prévia e expressa da autora. Os Direitos estão assegurados nas Leis brasileiras e internacionais de proteção à propriedade intelectual e o desrespeito estará sujeito à aplicação das sanções penais cabíveis.