A aveia e suas diversas formas formas de consumo.

  A aveia é nativa da Europa Oriental e provavelmente é mais utilizada no preparo de mingaus. A aveia contém aproximadamente o dobro de gordura que os outros cereais e tende a ficar rançosa rapidamente, a menos que tenha sido submetida a um processo de cozimento antes do empacotamento. Portanto é melhor armazena-la em local seco e protegido da luz,( DE PREFERÊNCIA NA GELADEIRA).
Consumida regularmente, a aveia pode ajudar a reduzir os níveis de colesterol no sangue, principalmente se fizer parte de uma dieta pobre em gorduras, podendo, assim, contribuir na prevenção de doenças coronarianas. Também ajuda manter estáveis os níveis de açúcar no sangue, pois tem índices Glicêmico baixo.
Flocos de aveia: são grãos integrais de aveia simplesmente descascados e, em seguida, achatados ou alisados por cilindros, conservando assim, praticamente todas as vitaminas do grão integral. A aveia cortada com lâminas de aço pode reter maior quantidade de gordura essencial da aveia porque esse processo não usa o calor, que destrói essas gorduras. Os flocos podem ser cozidos em água ou leite no preparo de mingau, consumidos crus ou utilizados em pães e bolos.
Farinha de aveia: que são grãos de aveia moídos é encontrada em diversas texturas. A farinha de aveia fina pode ser usada em biscoitos, pães e bolos de aveia, enquanto a grossa pode ser usada para fazer mingaus. A farinha de aveia instantânea é um cereal de cozimento rápido para o café-da-manhã, porém contém menos nutrientes que a veia em flocos.
Aveia em grãos: são os grãos de aveia integral. É encontrada em lojas de produtos naturais e pode ser usada como o arroz integral ou a cevadinha.
Texto de Luzia Couto. Direitos Autorais Reservados a autora. Proibida a cópia, colagem, reprodução de qualquer espécie ou divulgação de qualquer natureza, do todo ou parte dele sem autorização prévia e expressa da autora. Os Direitos estão assegurados nas Leis brasileiras e internacionais de proteção à propriedade intelectual e o desrespeito estará sujeito à aplicação das sanções penais cabíveis.