Literatura | Conto | Lição de Vida.

  Maria é uma pessoa com um gênio um tanto difícil e de poucas amigas, entre elas Alessandra e Regina, estas duas tem mais paciência com ela, tudo que fizer para Maria é pouco, ela acha que é o centro das atenções e tudo gira em torno dela, mas essa história iria mudar afirmava Regina não é possível que ela não aprenda com as lições da vida já passou por tanta coisa e não aprendeu nada. Ela já tinha perdido pai, mãe, marido e nada, não mudava de vida fazia confusão por pouco e não aceitava não como resposta, ela tinha uma filha com nome de Flávia que não era fácil, vivia metida em confusão e acabava precisando de ajuda das amigas da mãe para se livrar delas. Porém as amigas estavam cansadas de livrar a cara da moça faziam isto por Maria, mas ela não agradecia mesmo, então decidiram que não mais fariam nada para ajudar deixariam a mãe e filha se virar. Não tardou muito para elas precisarem novamente Flávia se meteu com bandido e foi parar no xilindró, aí sempre entrava Regina que era esposa de policial e Alessandra era irmã de policial. Elas acabavam dando um jeitinho e a moça saia.
Mas desta vez foi diferente se fizeram de arrogadas e não moveram uma palha, a mulher foi até elas e disse tire ela de lá hoje mesmo isso não pode acontecer se os parentes ficam sabendo meu nome vai para lama, as amigas disseram a mesma coisa, sentimos muito, mas não tem como fazer nada mudou a direção nada podemos fazer. Ela como sempre arrogante e grossa disse nem fala, sabem que não aceito não como resposta, exijo que mova seus pauzinhos e tire ela de lá. Alessandra calmamente disse eu sinto amiga, mas não tem como, desta vez ela vai pagar pelos erros, Maria irritada gritou que amiga você é que deixa uma moça inocente presa sabendo que é filha de uma amiga, simplesmente Alessandra disse se ela é inocente não há o que temer a justiça a soltará. Nessa hora a mulher avançou nela com as mãos erguidas para esbofeteá-la, mas Regina chegou e segurando pelas costas disse chega Maria, cansamos de ser seu brinquedo que você pega usa quando bem quer e depois joga no lixo, acabou suas trapaças e as de sua filha não serão encobertas com nossa ajuda mais. Se quiser ficar com raiva fique sua amizade nunca foi verdadeira sempre soubemos e fizemos de tudo para conviver com você por que somos vizinhas, mas tudo tem um limite e o nosso acaba aqui, não é mesmo Alessandra? Sim isto mesmo.

A mulher saiu da casa de Alessandra cuspindo marimbondo e foi nas outras amigas, todas lhe viraram as costas, ninguém queria saber dela e nem das histórias dela, passou o dia a noite e outro dia e Flávia lá, ela havia sido pega com um bandido roupando uma loja de celulares, e queria ser inocente, mas agora seria punida. Maria pelejou de toda forma com as grosserias e ameaças dela conseguir um aliado, mas nada, ninguém quis mover uma palha, a moça permanecia presa e a mãe uma fera com as vizinhas as culpava por Flávia ficar presa. Fazia um mês e nada da liberação da moça, seria julgada na próxima semana. Maria estava aprendendo a ser mais educada e ter humildade e pedir ao invés de exigir, estava sozinha ninguém mais falava com ela e sem saber o que fazer resolveu mudar de vida, decidiu que tiraria a filha da prisão e nunca mais a acobertaria se cometesse o mesmo erro. Foi na delegacia e disse a filha vou pagar um advogado para defender você mas preste atenção, se fizer de novo irá apodrecer aí, sabe que minhas amigas não vão me ajudar a proteger você, eu demorei mas enxerguei, elas têm razão, se eu livrar você de todas besteiras que faz, nunca vai aprender e eu vou sempre ter esse trabalho, assim nunca mais faça isto me conhece e sabe que não te ajudo mais, ou aprenda ou vai morrer aí. O julgamento aconteceu ela foi condenada a três anos de prisão, nesse tempo a mãe aprendeu a lição entendeu que depende das pessoas e da amizade e solidariedade de todos. Arrependida de como havia se comportado todo este tempo e decidida a ser outra Maria procurou as amigas e pediu perdão pelos erros e ofensas cometidos. 
Texto de Luzia Couto. Direitos Autorais Reservados a autora. Proibida a cópia, colagem, reprodução de qualquer espécie ou divulgação de qualquer natureza, do todo ou parte dele sem autorização prévia e expressa da autora. Os Direitos estão assegurados nas Leis brasileiras e internacionais de proteção à propriedade intelectual e o desrespeito estará sujeito à aplicação das sanções penais cabíveis.