Literatura | Conto | A Secretária inteligente.

  Liza é uma moça que pensa muito antes de tomar uma decisão, ponderada e responsável ela evita falar muito, prefere ouvir mais e falar menos, para ouvir uma opinião da moça é preciso solicita-la e aguardar ela refletir sobre o assunto antes. As pessoas dizem que ela é muito chata e se acha, mas na verdade ela sabe que falar aqui de um jeito chega lá na frente de outro jeito, então se dá o privilégio de não opinar em vidas e assuntos alheios. Seu chefe o advogado Antoniel é um homem de sorte em ter uma funcionaria assim, pois ela sabe e vê tudo que se passa porem nunca ouviu nem viu e nem sabe. Paulinha que é secretária do outro advogado fala pelos cotovelos, fofoca a vida de todo mundo o chefe dela vive lhe chamando atenção, mas de nada adianta uma hora dessas vai para o olho da rua. A moça fala de todo mundo que passa pelo escritório um dia desses Amarildo quase bateu nela esteve lá conversando sobre a separação dele com Isaura quando saiu a mulher já estava chegando por que Paulinha tinha ligado contando. Liza muito bem faz de não conversar com ninguém é melhor ser taxada de metida do que servir de boatos na boca do povão. Antoniel gostava do jeito da moça achava ela bela e muito gentil além de discreta.
Quando a moça foi trabalhar nesse escritório ela sabia que discrição é tudo para uma secretária e uma mulher bela não deve ser vista como presa fácil ou tida como objeto barato, ao contrário de sua colega que se vendia por uma Coca-Cola, se vendia modo de falar ela fofocava em troca de favores e coisas baratas. Mas a colega era uma moça bonita e estudada, só um pouco sem juízo, as duas trabalhavam na mesma sala, mas ao mesmo tempo distante devido à ausência de Liza nas conversas e fofocas, Amarildo desta vez mata você menina o que está fazendo, vai perder seu trabalho por nada tome jeito ninguém gosta da gente a não ser nós mesmas, pense nisto pare com estas coisas de falar da vida alheia. Sabia que você é muito chata esta foi a resposta. Muito bem eu disse para o seu bem, mas. Quando o cliente saiu o chefe da colega a chamou e com dois minutos se ouvia o choro de Paulinha, entre lagrimas e soluços ela saiu e pegou suas coisas tinha sido demitida, o cliente vai desfazer o acordo pois ela contou toda conversa que falaram na rua e o homem estava indignado.
Dias após a demissão as colegas se encontraram na rua e Liza cumprimentou a moça que disse estar satisfeita colega, eu fui demitida e você continua lá, mas não vai ser por muito tempo, vou detonar você ouviu bem. Liza fechou a boca e não disse nem uma palavra retirou deixando a moça sozinha, algumas semanas o telefone começou a tocar e uma pessoa do outro lado a linha xingava Liza e dizia palavrões, só que a moça nem se incomodou sabia de quem se tratava, os dias passaram por fim a pessoa desistiu visto que nada fazia a moça descer do salto. Antoniel convidou a secretária para ir a um evento com ele, estava só sua irmã que sempre o acompanhava está ausente, Liza se preparou toda ficou linda como diziam de fechar o trânsito, a noite foi um coquetel cheio de mulheres finas e elegantes, mas Liza não perdia para nenhuma delas, estava linda o tanto ou mais que elas. No fim da noite quando Antoniel deixou Liza no portão de casa ele observou um vulto olhando de esquina e disse a moça não desça agora parece que tem uma pessoa à espreita, aguarde vou descer e acompanhar você até a porta, assim o fez, mas Paulinha tirou várias fotos e passou para jornal local, o que ela não sabia é que o amigo de Antoniel trabalhava lhe avisou o homem que processou a moça. E para acabar de vez com a inveja e a língua solta da moça começou a namorar Liza. Paulinha ficou mordendo nos dentes, mas no fundo ela sabia que sempre fez tudo errado, fazer fofocas da vida alheia e prejudicar pessoas por presentes banais é coisa de gente mesquinha. Liza por outro lado sempre soube que mulheres não precisam se vulgarizar e nem ser objeto de ninguém para conseguir conquistar um espaço, o segredo é se valorizar. 
Texto de Luzia Couto. Direitos Autorais Reservados a autora. Proibida a cópia, colagem, reprodução de qualquer espécie ou divulgação de qualquer natureza, do todo ou parte dele sem autorização prévia e expressa da autora. Os Direitos estão assegurados nas Leis brasileiras e internacionais de proteção à propriedade intelectual e o desrespeito estará sujeito à aplicação das sanções penais cabíveis.