Literatura | Curiosidades | Dicas | Saúde dos ossos.

     Amigas vou deixar uma dica bem interessante para nós mulheres que temos mais problemas com ossos, como qualquer outra parte do corpo, os ossos são uma estrutura viva projetados para crescer, renovar-se e e recuperar-se. Mas a medida que vamos envelhecendo a quantidade de teor mineral ósseo diminui, podendo resultar em osteoporose. Ingerir alimentos certos e praticar exercícios pode ajudar muito.
A vitamina D obtida através dos raios solares favorece absorção de cálcio e de fósforo para o crescimento e formação dos ossos.Sem ela os ossos ficam fracos quebradiços ou deformados quando envelhecemos. Como há pouca vitamina D na maioria dos alimentos, temos de obter as quantidades de que o organismo precisa da luz solar ou de suplementos. Um adulto saudável precisa de consumir 5mcg de vitamina D diariamente.
Coma ameixa- preta. Um estudo americano com mulheres na pós menopausa mostrou que as mulheres que comeram ameixa preta em torno de 10 por dia tiveram densidade óssea aumentada significativamente mais alta na ulna, um dos ossos mais longos do ante-braço e nos ossos da coluna vertebral, do que um grupo de controle que comeu maças secas. Acredita-se que as substancias presentes na ameixa-preta evitem a quebra de ossos.
Obtenha cálcio em alimentos não derivados do leite.
Embora o leite e os laticínios sejam excelentes fontes de cálcio é possível aumentar a ingestão por meio de outras de fontes você sabia? Figos secos 01 figo contém 130 mg de cálcio.
Legumes e verduras verdes. Couve, Couve de bruxelas, Brócolis são ricos em cálcio; uma xícara de couve cozida contém 200 mg de cálcio, um quarto das necessidades diárias.
Amêndoas, Apenas 26 gramas de amêndoas fornecem 60 mg de cálcio. Torre-as e salpique nas saladas verdes, cereais ou frutas. Você pode adiciona-las a pratos como tahine ou almôndegas, ou usa-las em molho pesto, além disso um pequeno punhado de amêndoas é um petisco saboroso e você pode comer.
Capriche no magnésio. Ele é essencial para manter nosso esqueleto forte, coma bastante vegetais verdes, ervilhas, feijões , castanhas, sementes e grãos integrais.
Coma sementes, inclua óleos de linhaça e canola na preparação de seus alimentos.
Coma verduras e legumes. A vitamina K ajuda a reduzir fraturas em pessoas com osteoporose, encontrado no brócolis, na couve de bruxelas, no espinafre e agrião.
Adicione soja em sua alimentação e caminhe uns 30 minutos diários essas dicas podem ajudar a ter uma qualidade de vida melhor. Nós mulheres sofremos mais com o passar da idade, nossos ossos enfraquecem e nos faz quase reféns e nós mesmas, vamos dar um pouco de prioridade a nossa saúde, fazendo uma alimentação com mais frutas, verduras, legumes, leite, ovos e carnes. Dar preferência aos sucos naturais e água ao invés de refrigerantes, se você é diabética tome cuidado com os açúcares. Se é hipertenso opte por uma comida menos temperada use menos sal. Os condimentos e saches de temperos que utilizamos em nosso dia a dia é um veneno pra quem tem problemas no estomago. Vamos priorizar nossa saúde.
Texto de Luzia Couto. Direitos Autorais Reservados a autora. Proibida a cópia, colagem, reprodução de qualquer espécie ou divulgação de qualquer natureza, do todo ou parte dele sem autorização prévia e expressa da autora. Os Direitos estão assegurados nas Leis brasileiras e internacionais de proteção à propriedade intelectual e o desrespeito estará sujeito à aplicação das sanções penais cabíveis.