Dicas | Saúde | Alimentos que ajudam a prevenir processos infecciosos.

 Dicas de como prevenir processos infecciosos com alguns ingredientes caseiros
Fazendo uso de desses ingredientes em seu dia a dia poderá evitar os processos infecciosos que causa tantos problemas na saúde.
Eis alguns deles:
Alho: Rico no composto antibacteriano alicina, o alho é usado desde a antiguidade para tratar doenças potencialmente fatais e prevenir sepse em feridas. Use-o cru ou no cozimento, também em cápsulas.

Aspargos: Seu extrato estimula os números e a atividades leucócitos para proteger de um gama de bactérias, incluindo E.coli e Staphylococus aureus.

Cerejas: O suco de cereja preta bloqueia a atividade bacteriana que leva a formação da placa bacteriana e previne a gengivite.

Chá verde : Contém polifenóis, agentes antimicrobianos fundamentais que interrompem o metabolismo das bactérias, impedindo-as de se multiplicarem.

Cramberries: Essas frutas contém compostos que evitam que a bactéria E.colo adira ao trato urinário. O extrato ou o suco não diluído é mais eficaz.

Equináceas: Esse remédio dos índios americanos , derivado da planta equinácea purpúrea, estimula o processo pelo qual as bactérias são destruídas pelos leucócitos. Ela é normalmente ingerida como extrato.

Eucalipto: As folhas aromáticas dessa árvore nativa da Austrália são ricas em eucaliptol. Esse poderoso antibacteriano é usado na forma de inalação para tratar infecções respiratórias ou aplicado externamente como óleo para prevenir infecções em feridas.

Hidraste : Usado pelos índios americanos para tratar infecções, essa planta contém alcaloide berberina, que ataca bactérias e estimula o sistema imunológico.

Iogurte : A bactéria boa viva presente no iogurte estimula a produção de leucócitos, que então atacam os micro-organismos invasores.

Manjericão : Suas folhas e sementes tem propriedades antibacterianas. Use na comida ou como pomada em feridas.

Mel: tem propriedades antibacterianos que previnem a infecção nas feridas. O tipo mais potente é o mel de manuka, usado pelo povo maori da Nova Zelândia. Ele pode até combater o staphylococus aureus resistente a antibióticos.

Mirtilos : Tem compostos que combatem infecções por E.coli. Seus taninos inibem o crescimento bacteriano e impedem que as bactérias adiram as células que revestem o trato urinário.

Orégano : Essa erva de fácil cultivo é rica em óleos essências que possuem propriedades antibacterianas. Pomadas que contém o extrato são disponíveis para tratar infecções em feridas.

Pimenta da Jamaica: Ela pode ajudar a impedir que as bactérias se multipliquem nos alimentos. É excelente em pratos asiáticos.

Romã : Quando misturada com vitamina C e sais de ferro para uma pomada, a casca da romã mata os micróbios. O suco ajuda a prevenir infecções da boca e gengivas.

Uva-ursina: Arctostaphylos uva ursi, planta que cresce na Europa, Ásia e América do Norte, tem um composto que combate infecções urinárias e intestinais.