Literatura | Conto | Historia de um delegado que metia medo.

 Juvercino é um delegado muito poderoso na região todos o temem, ele trabalha numa comarca próximo a uma pequena cidade do interior. Nesta cidadezinha vive uma mulher simples trabalhadora e muito querida pelos vizinhos menos um vizinho que devia sentir algo por ela ao ponto de tentar sujar sua imagem. Nicéia saia todas as manhãs para seu trabalho ela era uma mulher vaidosa e sempre se maquiava e andava muito perfumada. Ao passar pelas pessoas na rua ela os cumprimentava com um bom dia etc... Mas Germano o vizinho fica enciumado da mulher andar bonita e ser simpática com todos e resolve fazer uma intriga denunciaria Nicéia a seu amigo, diria que ela deve ter outro por que razão iria trabalhar tão arrumada assim. Chama seu vizinho e diz abra teu olho meu amigo sua mulher teve ter outra pessoa, se fosse você não sairia por aí na rua com ela, vai que te chamam de chifrudo. O Zé marido da mulher ficou chateado e foi até o local de trabalho da esposa e contou tudo a ela.
Ela ficou indignada com Germano e foi até a delegacia mais próxima e fez um B O, a família do vizinho ficou muito brava com a mulher dizendo muitas asneiras e pedindo para retirar a queixa caso contrário ela levaria uma surra no meio da rua. Desde esse dia Niceia passou a ser seguida pelo vizinho que cruzava o caminho dela e atravessa em sua frente e dizia retire a queixa. Ela ainda mais com raiva ficou, procurou pela polícia e denunciou o fato de perseguição na rua, os policiais disseram deixa para lá ele só está querendo intimidar, mas a mulher sentia que estava correndo perigo e decidiu procurar um vizinho que também era policial e disse tudo a ele, este a conhecia desde criança sabia de seu caráter. Wesley disse vá para seu trabalho e quando voltar assim que sair me avise, eu vou observar sem que ele perceba, assim ela fez ao sair de seu trabalho cansada e com fortes dores de cabeça ligou e avisou ao policial este ficou à espreita, ela estava sentindo tantas dores que nem se deu conta que estava chegando no local onde seu vizinho a cercava. Este pulou na calçada em sua frente e a cercou com os braços espichados fazendo uma cerca, ela tentou saltar para rua ele a segurou pelo braço, nesta hora o policial apareceu e deu voz de prisão.
Ele escapou da polícia mas foi intimado a comparecer na delegacia do delegado Juvercino, Nicéia também foi convocada, ela se aprontou como de costume e foi à delegacia na data marcada chegando lá ele se assustou com o tal delegado, um homem de quase dois metros de altura e forte tinha um bigode vermelho que dava nervoso de ver. Ele a convidou a sentar-se e narrar o acontecido depois de conhecer a história ele convidou o vizinho e começou interroga-lo, este perdeu o rumo ele era muito medroso, quando o delegado lhe perguntou baseado em que ele afirmou a seu vizinho Zé que a esposa a traia ele gaguejou amarelou e disse porque ela anda muito bem arrumada, maquiada e muito cheirosa. Mas isto não prova nada, eu sei, mas eu sinto ciúmes dela por isto inventei isto então o senhor confessa que se sente atraído por sua vizinha e a quis prejudicar com seu marido, Germano estava suando feito tampa de chaleira e estava quase a sujar as calças. Então disse isto mesmo senhor. Juvercino disse dona Nicéia chegue aqui, a Sra. deseja que seu vizinho se afaste de seu caminho e não se aproxime da senhora, ela disse se possível que não me dirija a palavra, então vamos combinar aqui Germano se você se aproximar ou dirigir a palavra a esta senhora será preso, o senhor representa ameaça a vida dela. Nicéia aqui o meu cartão e telefone a qualquer hora do dia ou noite se ele te perturbar me ligue mandarei meus homens busca-lo para ver o pôr sol ao quadrado. Juvercino cuspia ao falar todos sentiam medo dele, e Germano quando saiu precisou ir a uma loja e comprar uma calça nova havia sujado todo o coitado. Desde esse dia nunca mais o vizinho atormentou a mulher e pediu perdão quase chorando ao marido dela.

Texto de Luzia Couto. Direitos Autorais Reservados a autora. Proibida a cópia, colagem, reprodução de qualquer espécie ou divulgação de qualquer natureza, do todo ou parte dele sem autorização prévia e expressa da autora. Os Direitos estão assegurados nas Leis brasileiras e internacionais de proteção à propriedade intelectual e o desrespeito estará sujeito à aplicação das sanções penais cabíveis.