Literatura | Dicas | Como ajudar a saúde se seu figado.

Está na hora de cuidar do fígado
Além de degradar substâncias tóxicas, o órgão desempenha cerca de cinco mil funções vitais. O problema é que, cultivando maus hábitos, colocamos em risco tantos benefícios O fígado merece o crédito de órgão auxiliar do sistema digestório, já que sua atuação é fundamental para garantir a absorção de vitaminas e minerais. Além disso, é ele quem separa, no sangue, o que o corpo tem condições de aproveitar do que é lixo tóxico e, portanto, precisa ser eliminado o mais rápido possível.

Mas o status de ajudante do intestino não faz justiça à tremenda importância desse trabalhador incansável para o restante do corpo humano. "O órgão é responsável por várias outras funções, como a síntese de diversas proteínas, a produção de fatores de coagulação sanguínea e de substâncias que nos ajudam a neutralizar a ação de agentes agressores, causadores de doenças", explica o hepatologista Raymundo Paraná, presidente da Sociedade Brasileira de Hepatologia. Como se não bastasse, o fígado ainda conta com muitas outras atribuições. "O órgão também responde pela destruição das hemácias mais antigas, pelo armazenamento e liberação de glicose no sangue e pela produção de colesterol", complementa o hepatologista Luiz Augusto Carneiro D'Albuquerque, diretor do Serviço de Transplante e Cirurgia do Fígado do Hospital das Clínicas (SP).A despeito de cumprir religiosamente com tantos encargos, é sabido que as doenças relacionadas ao fígado se tornam frequentes. Estamos falando das hepatites B e C e das cirroses desencadeadas por abuso de álcool e pelo excesso de gorduras na alimentação. "A gordura acumulada é o que chamamos de esteatose hepática, uma doença que pode evoluir para a inflamação do órgão e para a formação de fibroses que prejudicam seu funcionamento. Essas fibroses podem se transformar em nódulos, caracterizando a cirrose. Assim, aumentam as chances de câncer de fígado", explica a hepatologista Cláudia Oliveira, professora da Faculdade de Medicina da USP.
O fígado é um dos cinco órgãos vitais e, para dar conta de seu trabalho, interage continuamente com os demais. Fonte revistavivasaude.

O figado cumpre uma função muito importante em nosso corpo: é o encarregado de eliminar as toxinas de nosso organismo, além de participar na síntese de proteínas e colesterol. Doenças como o figado gordo ou cirrose podem colocar em perigo a nossa saúde.

Como o fígado é o encarregado de tirar do nosso sistema as toxinas que ingerimos através da nossa alimentação, ter uma dieta pobre em nutrientes, alta em gorduras e calorias e consumir álcool em excesso pode fazer com que este órgão se deteriore de forma significativa, tornando-nos propensos a sofrer de doenças como o figado gordo ou a cirrose.

Por isso, se você quer cuidar do fígado é muito importante ter uma alimentação equilibrada com baixo teor de gordura. As frituras, os embutidos, a comida de "plástico", bolos industriais e os alimentos ricos em açúcar processado devem ser consumidos de forma esporádica e com muita moderação se quiser cuidar do seu fígado e da sua saúde.

Para cuidar do seu fígado inclua em sua alimentação:


Frutas e vegetais frescos diariamente. Evite as apresentações congeladas e opte por vegetais frescos e frutas da temporada.

Alimentos ricos em antioxidantes como o morango, a maçã, as frutas secas, o tomate, a alcachofra ou o chá verde natural, que ajudam a depurar o corpo e prevenir a formação de radicais livres.

Beber muita água é também muito importante para cuidar do nosso fígado, pois este líquido permite limpar e depurar nosso corpo eliminando as toxinas através da urina.

Para cuidar do seu fígado tire da sua alimentação os refrigerantes e as bebidas demasiado açucaradas, como os sucos empacotados. Opte por alternativas mais saudáveis como o chá natural e os sucos frescos.

Beber álcool demais é um dos hábitos mais nocivos para o nosso fígado, levando a diversas doenças. Por isso é recomendável moderar no consumo de bebidas alcoólicas para manter a saúde deste órgão.

Os medicamentos que consumimos também podem afetar o nosso fígado, por isso é muito importante ingerir medicação com moderação e fazê-lo, na medida do possível, apenas quando um médico o indicar.Se você estiver manifestando alguma patologia de forma habitual, como muitas dores de cabeça, incômodos nos músculos ou qualquer outra condição que o faça consumir analgésicos com frequência, o melhor é procurar um médico para encontrar a origem do problema e receber o tratamento mais adequado.
e você for propenso a sofrer de fígado gordo e incômodos neste órgão, em um Como te convidamos a consultar nosso artigo sobre como curar o figado gordo com remédios caseiros.

Siga estas recomendações e mantenha este órgão sempre saudável.

Fonte saude.umcomo.com