Literatura | Dicas | Curiosidades sobre o sono Segunda parte.

Seu corpo e sua mente precisam dormir,é quando o corpo se restabelece e a mente repassa os eventos do dia, arquivando eliminando o que for necessário.Você sabe que sente e funciona melhor quando dorme bem, pois o sono desempenha um papel essencial na saúde física , na longevidade e no bem estar emocional.
Não tome decisões se tiver dormido pouco: Deixe decisões importantes relacionadas a dinheiro para quando tiver dormido bem a noite. A privação do sono pode afetar de forma adversa as escolhas que você possa fazer quando estiver vendendo ou comprando ações de alto risco. Pesquisas mostram que investidores sonolentos sentem -se compelidos a continuar em vez de tomar decisão sensata de parar enquanto ainda tem o controle. Um estudo na Universidade de Princeton nos EUA descobriu que a privação do sono não somente leva a uma produção excessivade corticosterona ou (Cortisol) o hormônio do estresse, como suprime a ação das células do hipocampo a área da memória. Se tiver de tomar decisões importantes certifique-se de estar descansado e ter dormido bem.
Alie-se a seu corpo: Use o poder do sono se estiver doente. Quando pega uma infecção, como o virus da gripe comum, o corpo começa a trabalhar para produzir uma molécula chamada interleucina-1.Ela estimula os linfócitos, um tipo de glóbulo branco do sangue, a produzir anticorpos. A razão pela qual você se sente sonolento quando tem infecção é que a interleucina-1, é também sedativo. Então o sistema imunológico trabalha para promover o sono, que por sua vez,ajuda o sistema imunológico a fazer seu trabalho. Se você estiver lutando contra uma gripe ou resfriado, não brigue com o sono, seu corpo vai se curar mais rápido se você se permitir dormir.

Durma sóbrio: Beba álcool com moderação se quiser uma noite de sono decente. Por ser um sedativo o álcool ajuda a dormir, mas pode interferir na qualidade do sono ao longo da noite. Ele reduz a quantidade de sono REM(sigla em inglês de rapideye movement) ou seja o sono durante o qual quando você sonha, que foi identificado por especialistas como essencial para a capacidade mental. E quando os sonhos acontecem, o efeito do álcool pode transforma-los em pesadelos perturbadores. Além disso, o álcool pode fazer você acordar periodicamente, suando e se sentindo agitado que pode ficar um longo período sem conseguir dormir novamente.Para alcançar um sono reparador e estimulador do cérebro, opte pelas bebidas não alcóolicas nas horas que precedem a hora de dormir. Amanhã continuaremos com a terceira parte da hora do sono.